O marketing está em constante evolução e, para se manter atualizado, é preciso estar sempre ligado nas trends. Mas, afinal, o que é trends? trends é um indicativo de que algo está em alta e que deve ser levado em consideração. No marketing, as trends são fundamentais para o sucesso das campanhas e ações.

Para saber o que está em alta no marketing, basta ficar de olho nas mídias sociais, sites especializados e conferir as palestras e eventos do setor. Como o marketing é uma área extremamente criativa, as trends mudam com frequência, o que torna ainda mais importante estar sempre atento às novidades.

Neste conteúdo, vamos mostrar algumas das principais trends do marketing para este ano. Fique ligado!

O que é trends?



Os consumidores estão cada vez mais exigentes e à procura de novidades. Por isso, é importante que as empresas estejam sempre atentas às trends do mercado para não ficarem para trás.

Mas afinal, o que é trends? A palavra pode ser usada de diversas formas, mas, no marketing, ela se refere a um comportamento ou uma característica que está em alta no mercado e acaba se tornando um fenômeno.

As trends podem surgir a partir de diferentes fatores, como a inovação tecnológica, as mudanças nos hábitos de consumo ou mesmo a popularização de determinados produtos ou serviços.

Para se manterem competitivas, as empresas precisam estar atentas às trends e buscar formas de incorporá-las em seus negócios. Afinal, oferecer algo que esteja em alta no mercado pode ser o fator decisivo para conquistar mais clientes.

Por que é importante saber o que é trends?



As trends são importantes porque elas mostram o que está acontecendo no mercado e como as pessoas estão se comportando. Elas ajudam as empresas a se manterem atualizadas e a criarem estratégias para alcançarem seus objetivos. Sempre que há uma nova trends, as empresas precisam analisar se ela é relevante para o seu negócio e, caso seja, como podem tirar proveito dela.

As principais trends do marketing



Nos últimos anos, o marketing tem sofrido grandes transformações, principalmente com a popularização da internet e da tecnologia. Com isso, novas trends surgem a todo momento e é cada vez mais importante estar atento a elas.

Pensando nisso, separamos algumas das principais trends do marketing para você ficar por dentro do que está acontecendo no mercado:

1. Marketing de conteúdo

Com o aumento do consumo de conteúdo online, o marketing de conteúdo se tornou uma das principais estratégias utilizadas pelas empresas. Trata-se de um tipo de marketing focado na criação e divulgação de conteúdos relevantes e interessantes para o público-alvo, com o objetivo de atrair e engajar os clientes potenciais.

2. Inbound marketing

O inbound marketing é uma abordagem que busca atrair o público para o site da empresa por meio de conteúdos relevantes e interessantes. Essa técnica é baseada no princípio de que é melhor fazer com que as pessoas venham até você do que você ir atrás delas. Com isso, as empresas conseguem um público mais qualificado e engajado com sua marca.

3. Marketing digital

O marketing digital envolve todas as estratégias utilizadas para promover produtos ou serviços na internet. Esse tipo de marketing é cada vez mais utilizado pelas empresas devido à popularidade da internet e às diversas ferramentas que podem ser utilizadas para alcançar um público cada vez maior. Algumas dessas ferramentassão: redes sociais, blog, Google AdWords, entre outras.

Como as trendss podem impactar sua campanha de marketing?



As trends do mercado são importantes para todas as campanhas de marketing, pois podem impactar diretamente o sucesso ou fracasso de uma estratégia. Com o surgimento e popularização das redes sociais, os consumidores estão cada vez mais exigentes e atentos às novidades do mercado, o que torna imprescindível acompanhar as trends para manter sua campanha relevante.

Algumas das principais trends que impactam as campanhas de marketing são:

- A busca por personalização: os consumidores querem produtos e serviços feitos sob medida para atender às suas necessidades. Por isso, é cada vez mais importante segmentar o público-alvo e criar campanhas que sejam relevantes para ele;

- O aumento da concorrência: com a facilidade de acesso à internet, é cada vez mais fácil para as empresas serem encontradas pelos consumidores. Isso torna a concorrência acirrada e obriga as marcas a investirem em campanhas cada vez mais inovadoras e impactantes;

- A importância das redes sociais: as redes sociais são hoje um dos principais canais de comunicação entre marcas e consumidores. É importante estar presente nesses canais e interagir com o público, oferecendo conteúdos interessantes e relevantes.

Exemplos de campanhas de marketing com trends bem aplicadas



No marketing, uma trends é um elemento ou fator que está se tornando cada vez mais popular e, portanto, influente. As campanhas de marketing bem-sucedidas têm o poder de identificar e capitalizar essas trends para gerar um forte impacto.

Abaixo estão alguns exemplos de campanhas de marketing que aproveitaram com sucesso as trends em alta para gerar um grande buzz e atingir seus objetivos.

1. A campanha "#ShareACoke" da Coca-Cola

Em 2014, a Coca-Cola lançou uma campanha global chamada "#ShareACoke". A iniciativa consistia em imprimir o nome de consumidores em garrafas e latas da bebida, incentivando as pessoas a compartilharem seus refrigerantes com amigos e familiares. Além disso, a campanha também promovia o engajamento nas redes sociais, pedindo às pessoas que postassem fotos das garrafas personalizadas com a hashtag #ShareACoke.

A campanha foi um grande sucesso, gerando um alto nível de engagement nas redes sociais e aumentando as vendas da Coca-Cola em mais de 2%. Mais importante ainda, ela demonstrou como uma marca pode capitalizar uma trend - no caso, o desejo das pessoas por produtos personalizados - para criar uma experiência memorável para os consumidores.

2. A campanha "The Man Your Man Could Smell Like" da Old Spice

Em 2010, a Old Spice lançou uma campanha chamada "The Man Your Man Could Smell Like", protagonizada pelo ator Isaiah Mustafa. O comercial virou febre na internet e foi parodiado por diversos outros artistas, alcançando mais de 54 milhões de visualizações no YouTube. A campanha teve um impacto tão grande que resultou em um aumento nas vendas da Old Spice em 107%.

A Old Spice capitalizou uma série de trends com essa campanha: o humor absurdo, o uso do YouTube como plataforma publicitária e o desejo dos consumidores por produtos que os façam se sentir confiantes. Ao mesmo tempo em que divertiu o público, a campanha conseguiu transmitir claramente os benefícios do produto e mostrou como a marca se destacava da concorrência.

Esperamos que este post tenha sido útil e que você saiba um pouquinho mais sobre o que é trendsno marketing. Caso precise de orientação ou ajuda na hora de implantar alguma dessas trends em seu negócio, entre em contato conosco. Temos certeza que podemos te ajudar!