Briefing e Social Media: Por que você precisa usar os dois juntos

Com a popularização dos smartphones, os consumidores estão cada vez mais conectados à internet. Segundo a pesquisa Datafolha, em 2018, 86% da população brasileira usava a internet, sendo que 78% dessas pessoas acessavam a rede através de um celular.

Diante deste cenário, as empresas têm investido cada vez mais em estratégias de marketing digital para alcançar seus clientes. E uma das principais ferramentas utilizadas nesse tipo de comunicação é o social media.

O social media é um canal de comunicação extremamente eficiente para se relacionar com o público-alvo, construir uma marca forte e fidelizar clientes. Por meio dele, as empresas podem interagir diretamente com seus consumidores, ouvir suas opiniões e sugestões e oferecer um atendimento personalizado.

No entanto, para que as estratégias de social media sejam bem-sucedidas é preciso investir em um bom briefing. O briefing é um documento que contém todas as informações necessárias para que o profissional responsável pelo projeto tenha um norte claro sobre o que deve ser feito.

Neste artigo vamos mostrar porque é importante fazer um briefing antes de iniciar qualquer campanha de social media e quais são os principais pontos que devem ser considerados nesse documento.

O que é um briefing?



Briefing é uma ferramenta de comunicação que visa a ajudar as organizações a alinharem seus objetivos, estratégias e mensagens. Um briefing bem-sucedido deve fornecer uma visão clara do que precisa ser feito, por quê e como isso será alcançado.

Os briefings são usados para muitas finalidades diferentes, desde o lançamento de um novo produto até a campanha de uma organização para mudar a opinião pública. Mas todos os briefings têm um objetivo em comum: ajudar as organizações a se comunicarem de forma eficaz.

Os briefings podem ser escritos ou apresentados oralmente. Na maioria dos casos, os briefings são criados para serem lidos por um público específico, mas também podem ser usados ​​para orientar uma conversa ou uma apresentação. Alguns exemplos de briefings:

- Um documento que resume os objetivos, estratégias e mensagens chave de uma campanha publicitária para orientar o trabalho da equipe de marketing;

- Uma apresentação para o conselho de administração que explica os planos da empresa para lançar um novo produto;

- Uma nota interna que explica por que a empresa está mudando sua estratégia de comunicações;

- Uma carta aberta à opinião pública sobre um tema controverso;

- Uma proposta para uma nova iniciativa política;

- Um roteiro para uma entrevista na televisão.

A importância do briefing para os profissionais de social media



Os profissionais de social media precisam de um briefing para entender o que os seus clientes querem alcançar com a campanha. Sem um briefing, fica muito mais difícil criar uma estratégia eficaz para atingir os objetivos da campanha. Além disso, o briefing também ajuda a definir o público-alvo e o tipo de conteúdo que será mais relevante para ele.

Por que usar o briefing em conjunto com o social media?



As razões para usar o briefing em conjunto com o social media são:

1. O briefing ajuda a definir objetivos e metas para a campanha de social media. Sem objetivos claros, fica difícil medir o sucesso da campanha.

2. O briefing fornece insights valiosos sobre o público-alvo, o que ajuda a direcionar o conteúdo da campanha de social media.

3. O briefing ajuda a identificar os canais de social media mais relevantes para a campanha, garantindo que ela seja vista pelo público certo.

4. O briefing também é útil para elaborar um cronograma detalhado da campanha, incluindo postagens nas redes sociais, anúncios patrocinados e outras ações de marketing digital.

5. Por fim, o briefing facilita o trabalho em equipe, uma vez que todos os envolvidos na campanha têm um documento com as mesmas informações e instruções.

Como fazer um bom briefing para suas campanhas de social media?



Para começar, é importante saber o que é um briefing de social media. Basicamente, um briefing de social media é um documento que você pode usar para comunicar suas ideias para uma campanha de mídia social para sua equipe ou agência. Ele ajuda a garantir que todos estejam no mesmo page quando se trata do objetivo da campanha e do tipo de conteúdo que será criado.

Além disso, um briefing de social media também pode ser útil para acompanhar o progresso da campanha e garantir que ela esteja no caminho certo. Aqui estão algumas dicas para fazer um bom briefing para suas campanhas de mídia social:

1. Seja específico sobre o objetivo da campanha

Antes de começar a escrever qualquer coisa, você precisa ter em mente o objetivo da sua campanha de mídia social. Isso significa ser claro sobre o que você quer alcançar com a campanha - seja aumentar as vendas, gerar leads ou construir uma comunidade online. Sem um objetivo claro em mente, fica mais difícil direcionar as suas ações e medir o sucesso da campanha.

2. Identifique o seu público-alvo

Outra informação importante que você precisa incluir no seu briefing é quem é o seu público-alvo. Isto irá determinar quais redes sociais são as melhores para alcançá-los, quais tipos de conteúdos eles respondem melhor e assim por diante. Quanto mais específico você for sobre quem é o seu público-alvo, melhor será a sua campanha.

3. Escolha as redes sociais certas

Após identificar quem é o seu público-alvo, chegou a hora de escolher as redes sociais certas para alcançá-los. Isso significa considerar qual rede social eles usam com mais frequência e qual tem maior chance de atingir os objetivos da sua campanha. Por exemplo, se você quer gerar leads qualificados, talvez Facebook Ads seja uma boa opção; mas, se você quer criar uma comunidade online engajada, talvez Instagram Stories seja uma escolha melhor .

4. Determine os KPI's-chave Os KPI's (Indicadores Chave de Desempenho) são essenciais para medir o sucesso da sua campanha - então não esqueça de inclui-los no briefing! Eles irão orientá-lo sobre quais dados reunir e como medir os resultados contra os objetivos estabelecidos na etapa 1 . Alguns exemplos de KPI's relevantes para uma campanha de mídia social podem incluir alcance total , engajamento total , taxas de cliques , taxas de conversão e assim por diante .

5 . Forneça exemplos concretos Por último, mas não menos importante - forneça exemplos concretos do tipo de conteúdo que você gostaria que fizesse parte da campanha . Se possível , inclua links para outras postagens nas redes sociais semelhantes em termos de tom , estilo e formato . Isso irá ajudar imensamente a equipe responsável pelas postagens na hora de criar conteúdos originais que atendam às suas expectativas .

Exemplos de briefings de sucesso para campanhas nas redes sociais



Os exemplos a seguir mostram algumas das maneiras pelas quais os briefings de sucesso para campanhas nas redes sociais podem ajudar a impulsionar os resultados das suas campanhas.

1. Forneça uma visão clara do objetivo da campanha

Um briefing bem-sucedido para uma campanha nas redes sociais deve fornecer uma visão clara do objetivo da campanha. Isso significa que ele deve ser específico e mensurável. Por exemplo, um objetivo claro para uma campanha de mídia social pode ser aumentar o tráfego para o seu site em 10% durante o período da campanha.

2. Identifique o público-alvo da campanha

Outro elemento crucial de um briefing bem-sucedido para uma campanha nas redes sociais é identificar o público-alvo da campanha. Isso irá orientar todas as outras decisões sobre a campanha, desde quais plataformas sociais usar até quais tipos de conteúdo publicar.

3. Escolha as plataformas sociais ideais para alcançar o seu público-alvo

Uma vez que você identificou o seu público-alvo, é hora de escolher as plataformas sociais ideais para alcançá-los. Isso significa considerar onde eles passam a maioria do tempo online, quais são as suas preferências em termos de consumo de conteúdo e quais são as suas expectativas em relação às marcas nas redes sociais.

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